Posted by : Unknown sábado, 10 de setembro de 2016

Resultado de imagem para jesusMuita gente nãavança na oraçãporque descuida da preparaçãprévia. Algumas vezes, quandquiseres orar, estarás sereno. Nesse caso, nãprecisarás de nenhum exercíciprévio. Concentra-te, invoca o Espírito Santo e ora. Outras vezes, acomeçar a oração, sentir-te-ás tãagitade dispersque, se nãacalmares previamente os nervos, nãconseguirás nenhum fruto. Pode acontecer outra coisa: depois de muitos minutos de saborosa oração, percebes, de repente, que teu interior se está povoandde tensões e preocupações. Se, nesse momento, nãlançares mãde algum exercícide silenciamento, nãsó vais perder tempo, comtambém o momentvai ser pesade contraproducente. 
 

PREPARAÇÃO
1. Procure ter a alma vazia, aberta, tranqüila, sem ansiedade, em serena expectativa, pois é o Senhor o que vem, em sua Palavra e a seu encontro.

2. Uma vez escolhido o texte depois de invocar o Espírito Santo, faça uma leitura lenta, muitlenta, com pausas freqüentes, pensandque Deus está falanda você, neste momento, com estas mesmas palavras que você está lendo.

3. Tem de ser uma leitura desinteressada, sem buscar utilidade alguma como, soluçãde problemas, doutrinas ou verdades… O Senhor se manifestará livremente segundo os desígnios e projetos que tem para sua vida.

LEITURA ESCUTADA:

4. Enquantvai lendlentamente, escute a Deus: é o Senhor que está falandde pessoa a pessoa. Estas palavras tãantigas, o Senhor as está pronunciando, para você, neste momento. Escute-com atençãreceptiva e serena, sem nenhuma ansiedade.

5. Nãpretenda entender intelectualmente o que está escutando; nãse esforce por buscar tanto o que significa esta frase, que quer dizer este versículo, mas o que o Senhor está querenddizer a você com estas palavras.
Se algumas expressões nã“lhe dizem” muito, ou nãas entende, nãfique perdidnem ansioso, passe adiante com calma e liberdade.

DETALHES PRÁTICOS:

6. Pode acontecer que algumas expressões o comovam despertandem você ressonâncias profundas e desconhecidas. Detenha-se ai mesmo, dê voltas em sua mente e em seu coração, remoendo, ponderande saboreandessas expressões.
Tome um lápis e as sublinhe e escreva à margem, uma palavra ou uma breve frase que sintetize aquela impressão.

7. Quando, na leitura escutada, aparecem nomes próprios comIsrael, Jacó, Samuel, Moisés… substitua-os pelseu próprinome, pensande sentindque o Senhor está se diriginda você pelseu nome próprio.

8. Se a leitura nã“lhe diz” nada, fique tranqüile em paz. Pode acontecer que essa mesma passagem, lida outrdia, lhe diga muito. Acima da nossa atividade humana está o mistérida graça que, por essência, é imprevisível. A hora de Deus nãé a nossa hora. Nas coisas de Deus, é necessáriter muita paciência.

9. Nãse esforce tantpor captar e apreender exatamente o significaddoutrinal da Palavra, mas sim, procure meditá-la gozosamente, ncoração, comMaria, dando-lhe voltas na mente, deixando-se inundar, por dentro, das vibrações e emoções que se desprendem da proximidade de Deus. E “conserve a Palavra”, quer dizer, permita que continuem vibrandem seu interior essas ressonâncias alongddia.

SALMOS:

10. Os Salmos nãse leem, se rezam. Anote em seu caderno os Salmos que “lhe dizem” mais, classificados segunddiferentes sentimentos comoadmiração, gratuidade, compreensão, louvor…

Esforce-se por sentir com toda a alma o significadde cada frase, identificandsua atençãe emoçãcom o conteúddas expressões, dizendo-as com o mesmtom interior que sentiriam os salmistas.

Coloque-se imaginativamente ncoraçãde Jesus Criste trate de sentir o que Ele sentiria apronunciar estas mesmas palavras. Com a ajuda doEspírito Santo, trate de identificar-se com a disposiçãinterior de adoração, assombre açãde graças dcoraçãde Jesus, nespíritdos Salmos.

COMPROMISSDE VIDA:

11. Procure questionar sua vida à luz da Palavra aplicandpermanentemente a Palavra escutada à situaçãconcreta de sua vida, perguntanda cada momento, “que Deus está me dizendo” nesta frase para minha vida, em que sentido os critérios divinos, encerrados nesta Palavra, interpelam meu modde pensar e atuar, em que aspectdevmudar, “que faria Jesus em meu lugar”. Na medida em que sua mente se adapte à “mente” de Deus, você será discípuldSenhor.
Se, em qualquer momentda leitura escutada, seu coraçãsentir o impulsde orar, deixe-o, livremente, desabafar-se com o Senhor.

12. Em resumo:

- ler a Palavra lentamente
- saboreá-la gozosamente
- meditá-la cordialmente
- aplicá-la diligentemente

Que a Palavra seja para você:

- lâmpada que ilumine seu caminho
- pãque alimente sua alma
- fogque incendeie o fervor
- rota que conduza à salvação
- pulsar que anime seu espírito
- vida que jamais acabará

1. OraçãComunitária
Oraçãcomunitária, denominada também compartilhada, ocorre quandse reúne um grupde pessoas para orar, com estas características:

a) espontaneamente;
b) em voz alta;
c) diante dos demais; e
d) alternadamente, nãsimultaneamente.

Para que a OraçãComunitária (ou Compartilhada) seja verdadeiramente eficaz e convincente deve cumprir as seguintes condições:

1. Supõe-se que os que oram comunitariamente devem cultivar anteriormente a relaçãpessoal com o Senhor. De outra maneira, a OraçãoComunitária se torna uma atividade artificial e vazia.

2. Deve-se evitar, se possível, o “jaculatorismo”, frases curtas, esterotipadas, formais, ditas de memória. Pelcontrário, deve-se orar de forma verdadeiramente espontânea, de dentrpara dentro, comse neste momentestivessem nmundmais dque Ele e eu, com grande naturalidade e intimidade.

3. Para isto, os que oram devem estar convencidos de que sãportadores de grandes riquezas interiores, mais riquezas dque eles mesmos imaginam, que o Espírito Santo habita neles e se expressa através de sua boca; por issdevem falar com grande soltura e liberdade.

4. É de se desejar que nãhaja, entre os que oram, curto-circuitos emocionais. Porque se entre duas pessoas ou grupos houver uma desavença forte, notória e pública, esse conflitbloqueia a espontaneidade dgrupo. Os muros que separam o irmãdirmãseparam também o irmãde Deus.

5. É imprescindível, também, que haja sinceridade ou veracidade, isté, que o que ora, aexpressar-se em voz alta, nãseja motivadpor sentimentos de vaidade, de dizer coisas originais ou brilhantes. Deve em todmomentretificar a intençãe expressar-se comse estivesse só, perante Deus.

6. Porém, a condiçãessencial é que seja uma oraçãverdadeiramente compartilhada: quandum integrante dgrupestá falandcom o Senhor, eu nãtenhque ser um ouvinte ou um observador, mas (se supõe) devassumir as palavras que estãsaindda boca de meu irmãe, com essas mesmas palavras, eu me dirija meu Deus. Quandeu falem voz alta, suponhque meus irmãos tomam minhas palavras e, com essas mesmas palavras, se dirigem a Deus. E, assim, durante todo o tempo, oram todos com todos. E aqui está o segredda grandeza e riqueza da oraçãocomunitária: que o Espírito Santo se derrama através de personalidades e histórias tãvariadas e diferentes e, por isso, pode resultar numa oraçãomuitenriquecedora.

VARIANTE:

OraçãComunitária com apoinos Salmos.

Trata-se de ter diante dos olhos um Salmdeterminado; o grupo o reza primeirem comum e , se possível, com a Leitura Rezada.

Depois de uns minutos, qualquer um dos assistentes ora em voz alta (tendsempre o Salmabertnas mãos) fazend- em forma de oraçã- uma espécie de paráfrase ou comentáridversículque mais lhe chamou a atenção. Depois, outrfaz o mesmo. E, assim, sucessivamente, todos os que desejam intervir.
Acabar com um canto.

2. Meditação
Aconselha-se esta atividade espiritual às pessoas de mente analítica e reflexiva. Para esta classe de pessoas nãé suficiente a leitura meditada. Podem e devem avançar mais a fundo.

Por outra parte, nãse deve esquecer de que é, na meditação, que se forjam as grandes figuras de Deus.

Meditar é uma atividade mental, concentrada e ordenada, pelqual tomamos um texto ou um tema, e o vamos contemplandem sua globalidade e detalhes; o analisamos em suas causas e efeitos para, dessa maneira, forjar critérios de vida, juízos de valoração, em uma palavra, formar uma mentalidade segunda mente de Deus. E, por esse caminho, os critérios acabam por se transformarem em convicções, e as convicções em decisões. E dessa maneira, nos convertemos em discípulos dSenhor.

PREPARAR:

- pedir luz;
- escolher a matéria que se vai meditar;
- para que a mente nãse extravie ou se disperse, é conveniente imaginar graficamente a cena: os que falam, comse movem, seu cenário, outros detalhes.

DESEMBARAÇAR E ORDENAR:

- distinguir os diferentes planos de uma cena; buscar o significade a finalidade de cada palavra e dcontextdas palavras, o sentidde cada cena e dcontextdessa cena; deter-se nsignificaddos verbos…;
- induzir, deduzir, explicar, aplicar, combinar diferentes idéias, confrontando-as…;
- buscar a lógica interna da causa e efeito, princípios e conclusões, o que é e o que nãé cada coisa, distinguir os motivos e as intenções, açãe reação, esfoe resultados…

APLICAR OU COMPROMETER-SE:

- eu mesmtenhque me introduzir na cena, comse eu fosse ator e não observador. Falam-me e interpelam-me (as palavras de Crista Zaqueu, Pedro, jovem rico, cegdcaminho…); a mim sãdirigidas e eu, por minha vez, falo, pergunta essas pessoas da cena…;
- confrontar o que ona cena com meus problemas de hoje, com minha situaçãatual, com os acontecimentos deste tempo…;
- acabar orando.

(Encontr- Manual de Oração; de IgnáciLarrañaga)

 
Fonte - http://www.santual.com.br


http://www.arcanjomiguel.net/meditar_palavra.html

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